quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

COP15 - Cimeira de Copenhaga

A cimeira de Copenhaga é a 15ªCimeira organizada pelas Nações Unidas acerca das alterações climáticas, que vai decorrer de 7 a 18 de Dezembro e que conta com a presença de 192 países.
A primeira Cimeira ocorreu em Berlim em 1995, 3 anos depois da Conferência do Rio de Janeiro - Cimeira da Terra - onde 154 países assinaram o United Nations Framework Convention on Climate Change, que entrou em vigor em 21 de Março de 1994.
Desde então, diversos países se têm reunido anualmente nas chamadas Conferences of the Parties (COP), para analisar as alterações climáticas e negociar os termos do Protocolo de Quioto.
E em que consiste o Protocolo de Quioto? Assinado em 1997, este estabelece limites de emissões de gases com efeito de estufa para 37 países industrializados e a União Europeia entre 2008 e 2012. O grande objectivo deste tratado é reduzir as emissões em 5% face aos níveis de 1990.
Na Cimeira de Copenhaga, os ministros do Ambiente vão reunir-se para a conferência do Clima das Nações Unidas com o objectivo de encontrar um acordo que substitua o Protocolo de Quioto, que termina em 2012.
O ponto mais delicado da cimeira é a denominada "partilha de encargos", segundo a qual se pretende definir que países devem reduzir as suas emissões e em que montante.
A quatro dias do início da Cimeira que pode mudar as políticas ambientais mundiais, todos os olhares se debruçam na capital Dinamarquesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário