quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Secretário da ONU para as alterações climáticas demite-se

O chefe da ONU para as alterações climáticas, Yvo de Boer, anunciou que vai deixar a secretaria da Convenção das Nações Unidas - instituição que lidera desde 2006 - em Julho, depois de não se ter chegado a acordo na Cimeira de Copenhaga, em Dezembro do ano passado.
«Foi uma decisão difícil, mas acho que chegou o momento de assumir um novo desafio, a trabalhar sobre o clima e a sustentabilidade no sector privado e académico», explicou De Boer em comunicado, citado pelo diário espanhol «El País».
«Copenhaga não nos deu um acordo claro em termos jurídicos, mas o compromisso político de os países se dirigirem para um mundo com baixas emissões é irrevogável. Isto requer novas parcerias com o sector empresarial e agora tenho a oportunidade de contribuir para que tal aconteça», acrescentou.
A Cimeira foi descrita como «decepcionante» pela União Europeia. Além de vários dias de negociações quase em vão, esta foi ainda palco de vários incidentes e detenções de manifestantes durante protestos ecologistas.
De Boer vai continuar em funções até 1 de Julho e ajudará a dirigir as negociações até à XVI Conferência das Partes (COP XVI), que irá decorrer em Novembro no México.

(Fonte:Portugal Diário)

Sem comentários:

Enviar um comentário