sábado, 24 de outubro de 2009

Douro conquista 7º lugar no ranking da National Geographic Society

O Douro conquistou o sétimo lugar de um total de 133 destinos turísticos sustentáveis da National Geographic Society, ficando à frente de regiões como a Toscana (Itália) ou o centro histórico de Salzburg.
O chefe da Estrutura de Missão do Douro, Ricardo Magalhães, afirmou que «este é um reconhecimento excepcional que confirma o sentido do trabalho que tem sido realizado para converter o Douro num destino turístico de excelência, com elevados critérios de sustentabilidade e qualidade».
Depois da classificação como Património Mundial da Humanidade em 2001, a mais antiga região demarcada do mundo - o Douro - participou no concurso das "7 Maravilhas da Natureza", ficando entre os 77 melhores, e foi agora destacada pela National Geographic.
A National Geographic Society divulgou uma nova lista de destinos turísticos sustentáveis, para a qual contribuíram 400 peritos de diferentes áreas, que coloca o Douro no 7º lugar desse ranking, reconhecendo o valor da região vinhateira nas atracções históricas e naturais.
Segundo um comunicado da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), pela primeira vez, o Douro surge à frente de outros destinos de excelência como a região da Toscana, em Itália, ou o centro histórico de Salzburg, na Áustria.
A avaliação foi feita com base em seis critérios, designadamente a qualidade ambiental e ecológica, a integração social e cultural, o estado de conservação de edifícios históricos e sítios arqueológicos, o apelo estético, a qualidade da gestão turística e perspectivas para o futuro.
(Fonte: TSF Rádio Notícias)

Alterações climáticas: Lisboa e Porto em campanha mundial

Lisboa e Porto são duas das 144 cidades em todo o mundo onde vão haver acções para exigir que se chegue a um acordo para uma redução da concentração de carbono na atmosfera na cimeira de Copenhaga.
O encontro que se realiza entre 7 e 18 de Dezembro na capital da dinamarquesa vai juntar líderes políticos mundiais com o objectivo de se chegar a um documento substituto do Protocolo de Quioto.
Segundo notícia à agência Lusa, as concentrações deste sábado, que se realizam um pouco por todo o globo, visam sensibilizar os governos para a necessidade de se reduzir a concentração de dióxido de carbono (C02) na atmosfera para 350 partes por milhão (ppm), considerado o «limite superior de segurança». Os níveis de C02 na atmosfera situam-se entre 385 e 390 ppm, mas têm aumentado de forma acentuada.
«Em Portugal também haverá iniciativas locais em Tomar, Braga ou no Alentejo», disse à agência Lusa o porta-voz do evento português, salientando que, «com mais de 1700 acções em todo o mundo, esta iniciativa poderá tornar-se na maior acção ambiental de sempre».
(Fonte: Portugal Diário)

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Eco-gestos no Quotidiano

Aqui ficam alguns conselhos para que, no seu dia-a-dia, possa levar a cabo alguns gestos mais ecológicos que lhe permitam economizar e contribuir para a preservação do Meio Ambiente.
Nas suas compras
Adquira electrodomésticos de baixo consumo de água e energia (eficiência energética A+); Privilegie produtos ecológicos e portadores do Rótulo Ecológico da União Europeia; Adquira preferencialmente produtos concentrados para que possa reduzir as doses utilizadas e garantir uma boa eficácia.
No seu consumo de electricidade
Desligue os seus aparelhos eléctricos da tomada sempre que estes não sejam necessários (televisão, aparelhagem, máquina de café…); Limite a utilização de lâmpadas incandescentes e halogéneas e privilegie o uso de lâmpadas de baixo consumo (fluorescentes); Privilegie a secagem da roupa ao ar livre ao invés de utilizar a máquina de secar (grande consumidora de electricidade).
No seu consumo de água
Controle as suas instalações de modo a evitar fugas de água: juntas defeituosas, torneiras mal fechadas…; Prefira o duche ao banho de imersão: economizará em média 70% de água!; Evite a água corrente enquanto lava a loiça ou escova os dentes; Recupere a água da chuva para regar as suas plantas.
Na redução dos seus resíduos
Limite o uso de produtos que desperdiçam material de embalagem dando preferência às eco-recargas, aos maiores formatos…; Faça a separação do lixo afim de facilitar o seu tratamento e reciclagem; Privilegie produtos com embalagem 100% reciclável; Durante as suas compras utilize sacos de pano ou sacos reutilizáveis e evite os sacos de plástico - São necessários cerca de 500 anos para que um saco de plástico se decomponha na natureza.

Às vezes os pequenos gestos fazem toda a diferença. Contribua, pois a preservação da natureza é responsabilidade de todos nós!