quarta-feira, 26 de agosto de 2009

EcoTurismo

O Ecoturismo é um conceito EcoLógico que está associado a uma filosofia de desenvolvimento equilibrado que alia o potencial turístico do local, à preservação das qualidades ambientais da região.
Procurando uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, o Ecoturismo pretende:
- Conservar os ecossistemas e fomentar a biodiversidade;
- Utilizar de forma sustentável o património natural e cultural;
- Promover o bem-estar das comunidades locais envolvidas.
Considerando que Portugal tem um património natural riquíssimo, porque não explorar a vertente ecológica do turismo?
Poder explorar a natureza em todo o seu esplendor é uma visão convidativa a umas férias diferentes: aliar natureza, cultura e ecologia, fugir à rotina e stress da selva urbana, mergulhar no Portugal interior que tanto tem por descobrir…
Quem gosta da natureza e dedica as suas férias ou fins-de-semana a descobri-la, acima de tudo respeita-a e sabe quão aprazíveis são os “momentos verdes”.
Com cada vez mais adeptos, o Ecoturismo veio para ficar. Descobre-o!

Eis algumas sugestões de websites a visitar:
http://www.portugal-rural.com/pt/
http://www.cafeportugal.net/
http://portal.icnb.pt/ICNPortal/vPT2007/O+ICNB/Turismo+de+Natureza/?res=1280x800

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

REduzir, REutilizar, REciclar... por um mundo melhor!

É importante termos a consciência do papel que todos nós desempenhamos na preservação do ambiente. Nesse sentido, a reciclagem é vital!
Urge adoptar uma atitude mais “amiga do ambiente” com pequenos gestos que devem fazer parte da rotina do quotidiano: REduzir a poluição, REciclar o lixo e REutilizar o maior número possível de objectos deverá ser o lema de todos nós.

Eis mais uma brilhante campanha da Sociedade Ponto Verde: Reciclar é dar e receber!
Visita o link http://www.reciclaredarereceber.com/ e verás uns vídeos engraçados, mas também educativos.

Para quem ainda tem dúvidas se sabe ou não como reciclar, nada como fazer o teste em : http://www.pontoverde.pt/jogo/

Pois é, não custa nada REduzir, REutilizar e REciclar por isso, toca lá a separar! Por um mundo melhor...

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Calcula a tua pegada ecológica!

A Pegada Ecológica surgiu para nos ajudar a perceber a quantidade de recursos naturais que utilizamos para suportar o nosso estilo de vida. Um maior número de pessoas a viver na mesma casa, o uso de transportes públicos em detrimento de privados ou o uso de fontes de energia renováveis são exemplos de iniciativas que poderão reduzir substancialmente a nossa Pegada Ecológica.
A Pegada Ecológica não é uma medida exacta mas sim uma estimativa. Ela dá-nos a indicação do impacto dos nossos actos na natureza e até que ponto a nossa forma de viver está de acordo com a capacidade que o planeta tem de disponibilizar e renovar os seus recursos naturais, bem como absorver os resíduos que geramos.
Respondendo a um questionário, poderás descobrir de que modo é que o teu estilo de vida está a afectar o planeta. Visita um dos links abaixo e calcula a tua pegada ecológica!

http://independent.footprint.wwf.org.uk/

www.pegadaecologica.org.br/

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

A problemática do eco-consumo

Os produtos ecológicos estão a tornar-se cada vez mais populares. São reconhecidos pelos seus benefícios mas estão ainda pouco enraízados. A tendência é de mudança. É um facto que os hábitos de consumo começam a alterar-se mas entretanto, o cenário agrava-se...
O nosso contributo é importante, não amanhã, mas já. O futuro não espera!
Há que reconhecer a importância de preferir produtos ecológicos e compreender todas as mais valias que daí advêm. O que importa dizer que nos preocupamos com os problemas ambientais se depois não fazemos nada para os minimizar?!
Preferir um produto ecológico é ter uma atitude ambiental e socialmente responsável. É viver hoje e pensar no amanhã. É dar um passo na direcção certa, a caminho de um futuro menos incerto. É ter a consciência de que o amanhã depende de nós e preocuparmo-nos em preservar o mundo em que vivemos.
Nós preocupamo-nos! E tu?

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Europeus têm em conta o impacto ambiental

Quatro em cinco europeus afirmam ter em conta o impacto ambiental dos produtos que compram, revela um inquérito Eurobarómetro publicado esta semana.
Este inquérito teve como objectivo averiguar a posição dos europeus relativamente à noção de consumo e produção sustentáveis, a maioria esmagadora dos respondentes (83%) atribui ao impacto ambiental dos produtos lugar de relevo nos seus critérios de escolha. Os gregos, com 92%, são os mais inclinados a ponderar o impacto dos produtos que compram e os checos os menos (62%).
Cerca de 46% dos cidadãos da UE consideram que a diferenciação dos impostos sobre os produtos, penalizando os que são nocivos para o ambiente e favorecendo os ecológicos, é a melhor maneira de promover estes últimos.
Os inquiridos manifestaram-se fortemente a favor de um papel mais activo dos retalhistas na promoção dos produtos ecológicos. Na opinião de metade dos cidadãos da UE (49%), os retalhistas deveriam dar maior visibilidade a estes produtos ou reservar-lhes um lugar próprio nas suas lojas.
Apesar de só perto de metade dos cidadãos da UE declarar que a rotulagem ecológica tem peso nas suas opções de compra e de apenas um em dez considerar que no rótulo ecológico deveria figurar a quantidade total de emissões de gases com efeito de estufa originadas pelo produto, cerca de 72% acham que deveria ser obrigatório futuramente um rótulo que indique a pegada carbónica do produto.O rótulo indicaria a quantidade total de gases com efeito de estufa - dióxido de carbono incluído - emitidos durante o ciclo de vida do produto. Não há ainda a nível comunitário nenhum sistema de rotulagem da pegada carbónica, mas o Conselho de Ministros do Ambiente de Dezembro de 2008 convidou a Comissão a estudar a possibilidade da sua introdução.

(fonte: Distribuição Hoje)

segunda-feira, 10 de agosto de 2009


Marca L’Arbre Vert estabelece parceria com a Quercus

A marca L’Arbre Vert e a Quercus, Associação Nacional de Conservação da Natureza, acordaram uma parceria no âmbito do projecto Ecocasa.

O projecto Ecocasa é já uma iniciativa com grande expressão na área da educação e formação ambiental pelo que, através desta colaboração, a Quercus pretende dinamizar ainda mais as suas iniciativas em torno da sensibilização dos cidadãos para uma melhor gestão do consumo de água e de energia no sector doméstico.

Conhecer os problemas, ponderar alternativas e ajustar hábitos no quotidiano é o caminho certo para uma utilização mais racional dos recursos em todas estas áreas do quotidiano.

A vantagem dos produtos ecológicos L’Arbre Vert é o facto de terem um impacto reduzido no ambiente, comparativamente com outros produtos das mesmas categorias, pelo que diminuem assim o risco de agravamento das emissões de gases com efeito de estufa, que estão na origem do aquecimento global.

Prefira produtos ecológicos. A preservação da natureza é responsabilidade de todos nós!

Para mais informações acerca do projecto Ecocasa consulte o website: http://www.ecocasa.pt/