terça-feira, 11 de agosto de 2009

Europeus têm em conta o impacto ambiental

Quatro em cinco europeus afirmam ter em conta o impacto ambiental dos produtos que compram, revela um inquérito Eurobarómetro publicado esta semana.
Este inquérito teve como objectivo averiguar a posição dos europeus relativamente à noção de consumo e produção sustentáveis, a maioria esmagadora dos respondentes (83%) atribui ao impacto ambiental dos produtos lugar de relevo nos seus critérios de escolha. Os gregos, com 92%, são os mais inclinados a ponderar o impacto dos produtos que compram e os checos os menos (62%).
Cerca de 46% dos cidadãos da UE consideram que a diferenciação dos impostos sobre os produtos, penalizando os que são nocivos para o ambiente e favorecendo os ecológicos, é a melhor maneira de promover estes últimos.
Os inquiridos manifestaram-se fortemente a favor de um papel mais activo dos retalhistas na promoção dos produtos ecológicos. Na opinião de metade dos cidadãos da UE (49%), os retalhistas deveriam dar maior visibilidade a estes produtos ou reservar-lhes um lugar próprio nas suas lojas.
Apesar de só perto de metade dos cidadãos da UE declarar que a rotulagem ecológica tem peso nas suas opções de compra e de apenas um em dez considerar que no rótulo ecológico deveria figurar a quantidade total de emissões de gases com efeito de estufa originadas pelo produto, cerca de 72% acham que deveria ser obrigatório futuramente um rótulo que indique a pegada carbónica do produto.O rótulo indicaria a quantidade total de gases com efeito de estufa - dióxido de carbono incluído - emitidos durante o ciclo de vida do produto. Não há ainda a nível comunitário nenhum sistema de rotulagem da pegada carbónica, mas o Conselho de Ministros do Ambiente de Dezembro de 2008 convidou a Comissão a estudar a possibilidade da sua introdução.

(fonte: Distribuição Hoje)

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