quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Pequenos gestos fazem toda a diferença

A interferência desordenada do homem no meio ambiente, através da utilização pouco racional dos recursos, da poluição que gera e nos espaços que retira aos ecossistemas naturais, traduz-se num impacto negativo no planeta. Este impacto começa a ser sentido a nível:
- da extinção das espécies;
- da redução da biodiversidade;
- do esgotamento dos recursos naturais;
- da poluição atmosférica, dos solos e da água;
- do aquecimento global;
- da rarefacção da camada do ozono.
É importante reconhecer que o ser humano é parte indissociável daquilo que deve ser um ambiente ecologicamente equilibrado. Então o que fazer para preservar o ambiente em que vivemos e de que tanto necessitamos? Há que "despertar" para a tão necessária mudança de hábitos e mentalidades e fazer a diferença, começando a "pensar globalmente e agir localmente".
As nossas escolhas reflectem-se nos nossos comportamentos mais ou menos amigos do ambiente. Economizar água, preservar a fauna e a flora, entre outras coisas importantíssimas está nas nossas mãos e ajuda a minimizar o nosso impacto na natureza. A "econsciência" surge quando reconhecemos que o contributo de cada um de nós é fundamental para assegurar a sustentabilidade ambiental. Os pequenos gestos, por mais insignificantes que possam parecer, fazem realmente toda a diferença.

Sem comentários:

Enviar um comentário