quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Compras EcoLógicas

Cada um de nós, enquanto consumidor, pode contribuir para a preservação do planeta preferindo produtos fabricados de acordo com as normas de protecção ambiental. A dificuldade, decerto sentida por todos, está em conseguir distingui-los na vasta panóplia de artigos que são colocados à nossa disposição, nos lineares das diversas lojas que habitualmente visitamos.
Como saber o que comprar? E pior, como encontrar o tal artigo ecológico, que é realmente fantástico, mas que nunca se vê?! Quanto à parte do distingui-los, saber reconhecer o Rótulo Ecológico é uma boa dica. Quanto a achá-los, já exige um “jogo de cintura” diferente, aliado a uma mente alerta e a, não um, mas dois olhos bem abertos. Mas há que reconhecer que essa é a parte gira da coisa. Há que procurar, mas muito bem, porque usualmente este tipo de produtos está sempre na parte mais escondida da loja, assim no fundinho da prateleira e de vez em quando atrás de uma alface ou de uma pacote não sei do quê que alguém largou fora do sítio. É um exercício do tipo “onde está o Wally”, mas que é celeremente ultrapassável quando achamos o que pretendemos e da próxima vez que procuramos, eis que já sabemos onde está! Ora sendo que não há milagres, mas sabendo que os produtos estão lá, escondidinhos, mas presentes, basta ter vontade de procurá-los e comprá-los. Mas atenção, é preciso alguma calma e muita muita perseverança! É favor não sair da loja sem nenhum produto… mas ecológico!
Esta vontade de contribuir para um mundo melhor é de facto um sentimento que nos fica sempre bem, mas que exige um pouco de nós. A vontade já é um bom prenúncio, mas porque as compras EcoLógicas são realmente as mais inteligentes, urge que se tornem regra no nosso dia-a-dia e não a excepção.
Decerto que nos cruzaremos numa ou noutra loja, e com o produto ecológico no cesto! Até lá…

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Rótulo Ecológico da União Europeia

O Rótulo Ecológico Europeu - Ecolabel - permite aos consumidores identificarem facilmente os produtos ecológicos que são certificados pela União Europeia e baseia-se em estudos de impacto ambiental dos produtos em cada uma das fases do seu ciclo de vida.
O Ecolabel é atribuído a produtos:
Que garantem:

- a satisfação de rigorosos critérios de desempenho - Qualidade
- as expectativas dos consumidores.
Com impacto reduzido sobre:
- a qualidade do ar, da água e do solo.
- o consumo de recursos naturais, aquecimento global e biodiversidade.
Que contribuem para:
- a redução de resíduos.
- a economia de energia.
- a protecção da camada do ozono.
- a segurança ambiental.
- a redução do nível de ruído.

Para mais informações acerca do Rótulo Ecológico Europeu:
http://www.eco-label.com/portuguese/
http://ec.europa.eu/environment/ecolabel/brochures/consumers/pt/general.pdf
http://www.iapmei.pt/resources/download/rotuloecologico.pdf